quinta-feira, 6 de março de 2014

PILATES COMBATE DOR NAS COSTAS!


A dor nas costas é definida como toda condição de dor que afeta a coluna - tanto na região cervical, como na dorsal e na lombar - afeta cerca de 80% da população. Alguns dos fatores que provocam a dor são: sedentarismo, obesidade, má postura, ficar muitas horas na frente do computador, bolsas pesadas, filhos pequenos no colo, entre outros. Seja qual for o motivo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) todas as pessoas enfrentarão a dor ao menos uma vez na vida.

O modo como as pessoas levam a vida pode ser a principal causa para queixas de lombalgia, sendo o sedentarismo a principal causa da dor. O idoso sente dores nas costas, mais por um processo degenerativo, no entanto os jovens estão sentindo essas dores também. A sobrecarga na coluna e o desalinhamento em função da má postura - e de muitas horas no computador - além da falta de exercícios são os principais motivos para essa dor aparecer cada vez mais cedo.

Para combater o incômodo, na maioria dos casos o tratamento é feito com exercícios físicos. O Pilates é um dos exercícios apropriados para combater dores na coluna. A prática corrige a postura, realinhando a coluna e fortalecendo a musculatura abdominal e das costas.

 Exemplo de exercício do Pilates que pode ser feito em casa para aliviar a dor lombar:
Passo 1
Deite-se em um colchonete duro com os joelhos flexionados, os pés separados na largura do quadril, os braços ao lado do corpo com as palmas para baixo. Fixe os pés no chão e relaxe os ombros.
Passo 2
Enquanto expira, contraia os músculos abdominais e comece a elevar a pelve. Num movimento suave, erga a coluna o mais alto possível, até o meio das costas se elevar também. Mantenha a posição, inspire.
Passo 3
Ao expirar, dobre a coluna para baixo aos poucos, vértebra por vértebra, mantendo o abdômen contraído até que as nádegas toquem o chão. Repita todo o exercício sete vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário